A arte de bloger é simples, você precisa apenas encontrar seu estilo

Você já se perguntou alguma vez o que é necessário para começar a blogar? Como blogar? O que é blogar? Esse artigo vai te te tirar algumas dessas dúvidas e te ajudar a começar a blogar.

Sou blogueiro, não profissional (problogger), e nessa estrada eu comecei por um simples motivo: queria aprender a criar sites. Mas, como criar sites sem aprender linguagens de programação? Foi quando comecei a criar blogs no Blogger com o intuito de aprender como tudo funciona. Eu usava apenas o painel do Blogger, nunca gostei de mexer no código fonte dos templates, mas, infelizmente, eu tinha que aprender o básico sobre a lógica da programação e ter noções básicas de linguagens de programação para editar algum detalhe no template do blog, porque sem programação não há magia numa página web.

# O que você precisa para começar a blogar?

NADA. Você não precisa de nada para começar a blog, a não ser boa vontade e determinação. Você não precisar fazer cursos para começar a blogar, você não precisa de investimentos iniciais, você não precisa de um servidor web que lhe custe algum valor nem aprender linguagens de programação. Isso porque as plataformas mais conhecidas para criação de blogs são totalmente gratuitas e tudo está pronto para você começar agora mesmo. Alguns desses serviços de criação de blogs até usam recursos de “arrastar e soltar” as ferramentas para desenhar seu próprio layout do site/blog.

 # Como blogar?

blogueiro

Nós blogueiros, blogamos escrevendo, divulgando, interagindo com leitores, …. Não há segredos em blogar, mas você precisa descobrir seu caminho; nenhum blogueiro trabalha da mesma forma, isso porque os objetivos são diferentes, os estilos são diferentes, mas uma coisa os blogueiros têm em comum: blogam. Isso você terá em comum com todos os blogueiros.

Blogar é sentar em frente ao seu computador e escrever sobre aquilo que você mais gosta, seja lá o que for. Gosta de carros, esportes, tecnologia, literatura, internet, animais, universo, …? Então, comece a falar sobre isso em seu blog. A diferença é que você estará fazendo algo que você mais gosta e isso é uma motivação a mais para você continuar. Depois de publicar seus primeiros artigos, você vai se acostumando e descobrindo seu estilo e a forma como melhor se aprimorar para que a cada artigo postado você veja algo de diferente na sua forma de blogar. Não se aprende a blogar em salas de aula, a única forma de se aprender a blogar é blogando.

# Refleta comigo:

Quanto tempo você passa na internet diariamente? O que você costuma fazer? Quais os sites você mais visita? O que mais você gosta de pesquisar? E quando você desligar o seu computador, o que de bom você pode ver que ganhou com esse tempo navegando? Já pensou que poderia gastar todo esse tempo blogando? Apenas blogando? Não! Blogar tem suas vantagens e objetivos precisam ser definidos. Mesmo que a sua intenção seja apenas informar, já é um objetivo.

VAMOS COMEÇAR A BLOGAR

# Defina o seu objetivo com o blog

O que você pretende com seu blog? Qual seu objetivo? Você deseja falar sobre o quê? Tenha em mente isso e a certeza de que vai poder escrever artigos de qualidade para seus leitores. Se você não domina um determinado assunto, lhe aconselho a não seguir por esse caminho, procure escrever sobre algo que você tem conhecimento o bastante e que ajude as pessoas. Para quem usa blogs para monetização sabe que as pessoas não entram em sites para clicar em anúncios e ajudar o blogueiro a ganhar dinheiro, as pessoas entram em sites à procura de conteúdo para satisfazer uma necessidade. E você precisa pensar neste sentido, em oferecer aquilo que as pessoas precisam dentro de seu nicho e consequentemente isso vai te render $. Um conteúdo de qualidade é que vai atrair as pessoas ao seu blog e você vai usar desse tráfego para ganhar dinheiro online.

# Ferramentas iniciais e indispensáveis

Quando perguntei o que seria preciso para começar a blogar, a resposta foi NADA. É isso mesmo, mas para colocar a mão na massa você precisa aprender algumas noções básicas e uma dessas informações é a respeito da plataformas onde você pode criar seu blog.

1. Plataforma Blogguer – Blogger é a plataforma recomendada para iniciantes pela facilidade de gerenciamento do blog, mas não lhe recomendo criar um blog no blogger como um projeto que deseja monetizar e os motivos você ler neste artigo – Comparação entre Blogger e WordPress: qual escolher?

Por outro lado, o Painel do Blogger é simples e as ferramentas são de fácil manuseio. Em apenas três passos simples você já pode ter seu blog no ar e pronto para receber seus artigos.

2. Plataforma WordPress – o WordPress é o maior gerenciador de conteúdo Web para sites/blogs. Com o WordPress você pode criar seu blog usando o próprio domínio do wordpress, no wordpress.com – ou então baixar o pacote de instalação e usar seu próprio domínio, no wordpress.org .

Assista essa video-aula – Como instalar o wordpress em seu computador e veja como é fácil usar o WordPress, mesmo sem você saber nada sobre programação.

# Escrevendo seus primeiros artigos

Depois de ter criado seu blog, é hora de começar a postar seus artigos. Não basta apenas criar um blog com um layout bonito se não tiver conteúdo, os internautas navegam buscando conteúdo e é isso que você vai começar a fazer.

# Aprimorando seu conhecimento

Nenhum blogueiro domina tudo relacionado à arte de blogar; é um horizonte de conhecimento sem fim que nunca aprenderemos por completo, mas o aprendizado constante deixará você melhor preparado para blogar. Blogueiro aprende com blogueiro, blogueiro troca informações com blogueiro, blogueiro pergunta sobre o que não sabe, blogueiro compartilha o que já aprendeu; é um ambiente de troca mútua: ajudamos-nos. Cada um com seu estilo, seus interesses, seus objetivos, mas que de alguma forma ajuda o outro, mesmo nas mais simples questões. Nunca pense que você sabe de tudo, porque isso não é verdadeiro. Nós somos eternos aprendizes. Se dedique ao estudo, aprimore seu conhecimento e isso fará muita diferença.

Está em suas mãos o se tornar um blogueiro Professional. Comece hoje e não pare nunca mais.

Você já começou seu blog? Comente abaixo sobre seu projeto e quem sabe eu possa te ajudar também.