Se você tem o hábito de fazer compras online, leia este artigo e veja lista de Sites para não comprar neles. Os dados são do Procon

Da mesma forma como a Internet tem revolucionado a forma como hoje interagimos, ela tem sido usada por “ladrões” (educamente chamados de usuários mal intencionados), escondidos atrás de um sistema de compras para roubar usuários ávidos por compras online. Compras Online tem suas vantagens, no entanto, se faz necessário conhecer bem o site onde vai fazer sua compra para não cair no prejuízo de nunca receber o produto em casa ou ter os próprios dados de seu cartão de crédito ou banco clonados.

Quem garante que por detrás de um sistema de compras, alguém não me espera finalizar o processo para pegar meu dinheiro sem contudo enviar o produto? Por isso costumo dizer que “enquanto qualquer sistema online não cumprir com sua parte nessa troca, duvido de todos“, e creio que como consumidor tenho esse direito, assim como o direito e a obrigação de saber até que ponto determinado sistema online é seguro e cumpre sua parte no trato.

A Procon-SP lista centenas de sites não recomendadas para compras online, com base em irregularidades nas lojas eletrônicas, tendo como principal causa a falta de entrega de produtos adquiridos e pagos pelo consumidor, sem qualquer resposta ou ressarcimento. Além do nome da Loja, a lista exibe o endereço, CNPJ ou CPF e ainda se o site está no ar ou não.

Se você faz compras Online, considere essas informações, clicando nesse link, antes de informar seus dados de cartão de crédito ou pagar um boleto ou até transferências online através de seu banco. Você ainda pode conhecer o Guia de Comércio Eletrônico, também criado pelo Procon, com valiosas dicas e cuidados para a hora de fazer suas compras online.

Faça compras inteligentes.

E você, já foi alvo desses sistemas mal intencionados? Deixe seu comentário.