Criação de Blogs

Quer criar um blog mas não sabe por onde começar? Veja como…

Veja como começar a criar um blog…

O processo de criação de um blog em si, tem se tornado uma das tarefas mais fáceis para qualquer leigo em programação Web; isso é uma realidade que a Web 2.0 tornou ser possível. Independentemente da plataforma que deseja criar seu blog, os passos são simples e despensa o conhecimento técnico.

Você decidiu que quer um espaço Web onde escrever suas ideias, então você precisa criar um blog. Até aqui, você deu o passo mais importante que é a decisão de criar seu blog e escrever sobre o que você gosta ou um assunto de seu interesse.

  • Por onde começar?

Essa pergunta pode ser respondida de diversas maneiras e vou tentar respondê-la da forma mais simples possível.

O ambiente Web, apesar de não ser difícil de se entender ou navegar, exige que o usuário conheça o seu funcionamento, principalmente quando o assunto é criação de blogs, sites, etc. O que geralmente fazemos quando acessamos a internet é: ligar um computador, conectar à uma rede internet, abrir um navegador e digitar a url de um site e apertar a tecla Enter, e pronto! Simples assim, não é?

Mas, para que o site seja exibido pra você e você faça a sua pesquisa, ou assista vídeos, ou leia um e-mail, conversar com alguém pelo facebook, muitos processos acontecem nesses poucos instantes entre um clique e outro. E você precisa entender isso porque vai ser importante na sua vida de blogueiro, certo?

A primeira pergunta: o site em si, aquele que desejas acessar, está onde? Resposta: na internet. Certa a resposta, mas nesse ambiente precisamos definir melhor isso. Todos os sites estão hospedados em servidores Web. Um servidor é um lugar/espaço, um disco onde os arquivos de seu site estão guardados, e, quando você digita a url do site no navegador, esse vai fazer a requisição desse site no servidor onde o site está guardado e exibe na tela pra você.

Dentro desse processo, precisamos entender o que são domínios, o que é hospedagem, como funciona os servidores DNS, banco de dados e tantos termos mais para que possamos entender não apenas como acontece esse processo, mas saber o que precisamos fazer desde o início.

Nessa parte inicial não vou embaralhar sua mente com esses processos, nomes e detalhes mais, vou me apegar apenas aos detalhes simples para a criação de seu blog e nos artigos seguintes falarei com mais detalhes sobre esses processos e termos para que você possa aprender e entender esse universo virtual da melhor maneira possível, dentro desse contexto de criação de blogs, combinado? Continuemos…

Criar seu próprio blog não precisa ser complicado ou despendioso. Na verdade, dezenas de blogs são criados todos os dias. Hoje, quase todas as pessoas ou empresas têm um blog. É bem verdade que você pode não saber por onde começar. Criar um blog pode ser intimidante se você não tem as habilidades tecnológicas necessárias, para não mencionar que o número de opções disponíveis para criar um blog pode ser simplesmente confuso, mas a prática mostra que é possível criar um blog em passos bem simples.

Você pode continuar a leitura desse texto ou então iniciar o tutorial passo-a-passo sobre a criação de seu blog. Clique aqui para ir para a Etapa 1. A boa notícia é que este passo-a-passo vai te ajudar a tirar qualquer confusão do processo, e requer apenas as habilidades mais básicas do computador. E, você pode ter seu blog no ar em menos de 20 minutos.

  • Porque você deve usar este guia?

blogar (1)

Me chamo Isaías Cardoso, sou Webmaster, blogueiro, e vou ser o seu guia nesta jornada de criação de seu blog pessoal ou de negócios. Tenho vindo a construir blogs e sites desde 2009. Durante este tempo já criei dezenas de blogs, portais de notícias, redes sociais e outros sistemas online. E, descobri que se tornar um blogueiro bem sucedido se resume a 3 coisas:

1. Definir o seu blog corretamente

Primeiramente você precisa ter em mente qual o objetivo com seu blog, ou seja, você precisa definir seu nicho de atuação: escrever sobre moda, sobre carros, celebridades, ou simplesmente escrever sobre o que vier à mente. Eu vou lhe mostrar exatamente como criar seu blog na plataforma de blog WordPress e o Blogspot, que podem ser usados a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone. O WordPress, em especial, é a plataforma de blog mais popular no mundo.

2. Paixão pelo que escreve

O que é um blog? Na sua essência, o blog é sobre compartilhar seus conhecimentos com o mundo. Escolher um tema que você gosta ou domina torna o processo de iniciar um blog de sucesso muito mais fácil, porque você tem prazer em fazer o que você gosta.

3. Aprendizagem com os experientes

Eu não tenho vergonha de admitir que quando comecei a aprender como construir blogs eu cometi muitos erros. E você, pode aproveitar desses anos de minha experiência para não repetir esses mesmos erros.

  • Por que você deve começar um blog hoje?

blog

A internet está explodindo com o crescimento agora. Mais pessoas do que nunca estão online. Esta explosão no crescimento significa mais leitores em potencial para o seu blog. Em suma, não há melhor momento do que hoje para começar seu blog.

Ao iniciar um blog você pode esperar os seguintes benefícios:

1. Monetização (geração de renda online)

Os blogs podem ser bastante lucrativos se feito corretamente e a grande verdade é que você pode, sim, ganhar dinheiro online com isso. Os grandes blogueiros do mundo, obviamente, ganham muito dinheiro com seus blogs, mas mesmo um blogueiro a tempo parcial pode gerar um bom lucro, se tudo for planejado corretamente. Mas, pode ser também que a sua intenção não seja gerar renda online, nesse caso é você quem decide.

2. Reconhecimento

Não, você provavelmente não terá paparazzi te seguindo por causa de sua última postagem no blog. Mas com um blog de sucesso você pode ganhar uma tonelada de reconhecimento em seu respectivo nicho. Muitos blogueiros são conhecidos como especialistas apenas por causa de seus blogs.

3. É divertido!

Além dos benefícios mais tangíveis, como a construção de currículo online e uma renda extra, o blog é uma ótima maneira de compartilhar suas idéias com outras pessoas.

Começar um blog não precisa ser caro ou complicado. Na verdade, todo o processo se resume a apenas estas quatro etapas:

  1. Escolha de um nome para o seu blog
  2. Instalar o CMS de gerenciamento de seu blog (em alguns casos) (leva cerca de 5 a 10 minutos);
  3. Personalizar o design e layout de seu blog;
  4. Escrever sua primeira postagem no blog;

Existe um tutorial ilustrativo em formato de e-book para lhe ajudar a entender tudo isso de forma prática:

e-book conhecendo o WordPress

  • Para tornar isso ainda mais simples:

1. Siga os tutoriais passo-a-passo neste blog.

Vou levá-lo através do processo de criação de um blog, encontrar um bom nome de domínio para o crescimento de seu blog e transformá-ma numa máquina de produção de renda online, caso seu interesse seja a monetização. Leia o passo a passo para criar um blog profissional.

2. Contacte-me se você tiver quaisquer dúvidas ou problemas.

Este passo-a-passo vai lhe ajudar com tudo o que precisar para criar o seu próprio blog, e se você tiver alguma questão, ou apenas quer algumas dicas, por favor não hesite em contactar-me a qualquer momento. Blogar é minha paixão, e eu gostaria de te ajudar neste sentido.

Kriolu Business

O “Kriolu Business”, é um Projeto específico para Caboverdianos que queiram aprender a Ganhar Dinheiro na Internet. Entenda a nossa realidade Web, a Internet no país e encontre seu “Ninho de Ouro”. Desenvolvido por Isaías Cardoso.