Se você deseja criar um Blog sobre algum tema de seu interesse, você está no lugar certo.

Neste artigo vou lhe mostrar os primeiros passos para começar o seu blog. Algumas informações são técnicas, mas você não precisa se preocupar muito com isso, você vai poder aprender isso também.

Há razões de sobra para você criar um blog e se você está lendo este artigo, você tem uma razão. Seja ela entretenimento, ensinar um assunto ou até mesmo ganhar dinheiro na Internet.

5 passos simples para começar um blog

Veja como é fácil:

  1. Escolher uma plataforma
  2. Registe um nome de domínio e contrate um plano de hospedagem
  3. Configure seu Blog
  4. Personalize o seu blog
  5. Crie conteúdo relevante para o seu público-alvo

Agora vamos falar de cada um desses passos de forma que lhe ajude a entender melhor e o que você precisa fazer. Espero que essas dicas lhe ajude no processo de criação de seu blog. Vamos lá!

Passo 1: Escolher uma plataforma

Para começar um blog você precisa escolher uma plataforma de criação de blogs. Existem muitas plataformas on-line disponíveis, mas a melhor opção, sem nenhuma dúvida, é o WordPress.org (versão do WordPress para hosts).

O WordPress é a plataforma mais popular de criação de blogs e as razões são boas:

  • É gratuito, você só precisa fazer um investimento na contratação de um domínio e plano de hospedagem para seu blog e instalar o WordPress
  • É fácil de se configurar
  • É um sistema robusto e seguro
  • Existe uma comunidade enorme de programadores, designers, webmaster que podem lhe ajudar na customização de seu blog

O WordPress oferece duas ferramentas: WordPress.com & WordPress.org. Para saber mais sobre as diferenças entre uma e outra, conheça o e-book de minha autoria: Conheça WordPress – numa linguagem simples e descomplicada, onde falo disso e mais detalhes sobre esta plataforma de desenvolvimento.

Você pode querer começar um blog na plataforma Blogger, que é uma outra plataforma de criação de blogs totalmente gratuito. Mas já vou logo informando que o Blogger não lhe oferece tudo o que você encontraria na platforma WordPress.

Leia o artigo Comparação Blogger versus WordPress: qual o melhor? e veja as razões por que falo isso.

Passo 2: Registe um nome de domínio e contrate um plano de hospedagem

Para criar um blog profissional, você precisa registar um nome de domínio e contratar um plano de hospedagem. O nome de domínio é o nome de seu blog, a url de blog; a hospedagem é o lugar onde estará hospedado os arquivos de seu blog.

Como sempre, recomendo a melhor Empresa para adquirir esses dois serviços, a Hostgator. E para saber como fazer isso, assista esse vídeo:

Passo 3: Configure seu blog

Instalar o WordPress em seu domínio é muito simples.

Configurar o seu blog é o processo de instalar q plataforma WordPress e fazer toda a configuração para que a plataforma esteja em condições de trabalhar.

No e-book que mencionei você vai poder aprender sobre tudo isso e escrevi um outro artigo aqui no blog, onde falo sobre o que fazer (configurações necessárias) após ter instalado o WordPress em seu domínio.

Passo 4: Personalize seu blog

A personalização de seu blog tem a ver com o visual do blog em si: que template usar, que cores, etc.

Existem milhares de templates WordPress, pagos e gratuitos, que você pode usar em seu blog.

Leia o artigo Templates profissionais para seu blog no WordPress e veja uma infinidade de opções de templates, de acordo o nicho de seu blog.

Passo 5: Crie conteúdo relevante para o seu público-alvo

Este é o último passo, mas não o menos importante, aliás, o sucesso de seu blog está exatamente no tipo de conteúdo que você publica.

Não vou me deter a falar sobre este assunto, porque já abordei esse aspecto em um outro artigo aqui no blog e eu gostaria que você lesse sobre isso. São as boas práticas ao criar um blog, e no último aspecto mencionado falo sobre o conteúdo de seu blog.

Pode parecer muito simples, mas é exatamente isso a ideia. O processo de criação de um blog é simples, e você pode ter seu blog no ar em pouco tempo.

Siga esses passos e comece já o seu blog.

Se precisar de ajuda para criar o seu Site/blog, ofereço serviços de Webmaster, contate-me através do formulário de contato do Blog e será um prazer poder lhe ajudar neste processo.