WordPress e Blogger são as 2 plataformas mais utilizadas para publicar conteúdo na web. Blogger versus WordPress, qual plataforma escolher no desenvolvimento de um blog? Essa é uma pergunta muito frequente feita, principalmente, por usuários iniciantes.

Essa comparação entre o Blogger versus WordPress vai lhe ajudar a responder essa pergunta, caso tenha a mesma dúvida. Nessa comparação foi levada em consideração os seguintes aspectos: domínio, espaço para arquivos, customização, design, plugins, patrocínio.

Seu Blog no Blogger:

– você “aluga” o seu site. O google é o dono dele
– seu domínio será seunome.blogspot.com
– você pode registrar um domínio, se quiser, e configurar
– 1GB de espaço grátis, mas você não tem acesso ao Painel do seridor, ou seja, você não pode gerenciar os arquivos do site
– você pode editar templates
– fácil de editar
– o site geralmente não fica com um visual profissional
– nenhum plugin disponível
– uma quantidade razoável de “widgets” simples
– integração com o google adsense
– pode monetizar com anúncios

WordPress:

– é de código aberto. Você é o dono do site
– por padrão o domínio é www.seusite.com ou www.seusite.com.br ou outra terminação (.net, .info, .org, .edu, .me, .biz, .publ, .tv, …)
– você precisa de um plano de hospedagem
– geralmente os servidores incluem espaço em disco ilimitado
– você tem total liberdade e controle dos arquivos de seu site, podendo fazer qualquer modificação que desejar
– modifique e customize tudo o que quiser
– milhares de templates gratuitos e profissionais disponíveis
– seu site pode ficar lindo, único e com um visual totalmente profissional
– milhares de plugins para adicionar diversas funcionalidades ao seu site
– adicione ferramentas ou customização que quiser
– você tem total controle
– pode monetizar com o google adsense, banners, afiliados, links ou o que desejar

Minha recomendação é o WordPress – abaixo estão os motivos:

Há um grande valor na construção de sua própria presença online e crescimento de seu público-alvo. Ter o controle completo, propriedade e liberdade sobre o blog é essencial e é por isso que o melhor seria escolher o WordPress como plataforma de criação de blogs.

Blogger é uma plataforma agradável e fácil de usar, mas ele simplesmente é ruim em termos de flexibilidade, personalização e profissionalismo. E é aí que se destaca WordPress. Mais de 60 milhões de pessoas o escolheram para alimentar os blogs e o usam criar uma ampla quantidade de blogs bonitos e impressionantes.

A grande maioria dos grandes sites utilizam o WordPress. Quer alguns exemplos? globo.com, ministério da cultura, ebay, yahoo, ford, sony, samsung e milhares de empresas conhecidas utilizam o wordpress para criar seus blogs.

Vai criar seu site no WordPress? Não precisa conhecer de programação, contrate a melhor empresa de hospedagem, a hostgator, adquira o template que melhor adapte ao seu negócio no Themeforest, baixe o e-book gratuito “Conheça o WordPress numa linguagem simples e descomplicada” e crie seu blog hoje mesmo.

Créditos ao blog do Superdomínios pelo artigo Comparação Blogger x WordPress