Conheça diversas formas de ganhar dinheiro na Internet. Algumas dispensam a criação de um blog, outras exigem criar um blog e poder marcar presença online e engajamento com os visitantes.

A evolução de tecnologias Web tornou possível que muitos empreendedores desenvolvam seus próprios negócios Internet e as opções são diversas.

Se você tem interesse em aprender a ganhar dinheiro na Internet, leia este artigo até o final. Tenha em mente, no entanto, que ter um excelente negócio na Internet exige de você mais do que apenas uma boa ideia, exige dedicação, tempo, esforço, conhecimento e experiência.

Esse artigo vai alargar suas ideias sobre ganhar dinheiro na Internet e abrir seus horizontes para perceber que, através de uma simples ideia, você pode ter a sua dependência financeira como milhares de blogueiros hoje têm.

Veja abaixo diversas formas de ganhar dinheiro na Internet:

  • #1 Criar um blog

criar um blog

Este é o método favorito de muitos e o recomendado para quem quer manter a sua presença online e ganhar dinheiro. Em seu blog você produzirá conteúdo gratuito para um nicho específico de mercado e conquistar uma audiência engajada. As pessoas vão entrar em seu blog porque você oferece um conteúdo que lhes interessa, você se torna uma referência sobre o assunto e cria laços com os visitantes de seu blog.

A grande verdade que você precisa ter em mente logo no início é que monetizar um blog logo nos primeiros meses pode ser complicado, por uma razão muito simples: as pessoas não conhecem seu blog e elas precisam conhecê-lo primeiro para que possam visitá-la e você usar desse tráfego para monetizar o blog. É como abrir uma loja nova numa esquina que ninguém tinha visto alguma publicidade antes; as pessoas precisam conhecê-la, visitar e continuar visitando para que suas vendas aumentem. Na internet funciona da mesma forma. Você não cria um blog, escreve artigos e pensar que os usuários da Internet vão visitá-la, não existe essa possibilidade sem a divulgação.

É um trabalho que você começa a fazer para lhe ser recompensado no futuro; esse futuro pode ser distante ou não, dependendo de suas estratégias de divulgação e o engajamento com a sua audiência.

Veja por que um blog pode ser a melhor forma de ganhar dinheiro na Internet:

  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca, ou seja, as pessoas entram na Internet e pesquisam sobre o que precisam em algum motor de busca, como o Google, o Bing, o Altavista, o Yahoo! Search e muitos mais;
  • 92% das empresas já conseguiram clientes através do blog da empresa; geralmente as empresas criam um blog em um subdomínio do site da empresa onde divulgam artigos sobre o que a empresa vende e esses artigos aparecem nas pesquisas de motores de busca e o usuário visita o blog e conhece a empresa, tornando um cliente;
  • As estratégias com blogs são 62% mais baratas de que outras formas de conquistar uma audiência online e monetizar;

Eu comecei a trabalhar na Internet com um Blog onde eu divulgava materiais para o Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Universo Jovem Adventista.

O blog cresceu e já teve mais de 2.000.000 (dois milhões) de visitas, um número que não apareceu da noite pro dia, mas com dedicação: muitos artigos publicados e muita divulgação de diversas formas.

A melhor forma de crescer e realizar vendas em um blog é através de uma lista de e-mails. Suas chances de vender online, seja um produto seu ou como um afiliado, aumentam quando você cria uma lista de e-mail porque você sabe que as pessoas que se increveram em sua lista estão interessados no conteúdo que você vai publicar ou recomendar, dentro de seu nicho.

Já mencionei algumas vezes a expressão “nicho” e eu gostaria que você entendesse o que é isso, lendo o artigo sobre o que são blogs de nicho e passo a passo para criar um blog profissional.

  • #2 Consultoria

consultoria

Se você é uma autoridade em um determinado assunto, se as pessoas te procuram quando precisam de ajuda para resolver um problema específico porque sabem que você sabe do assunto, então essa pode ser uma oportunidade de trabalhar na Internet e ganhar dinheiro, através de serviços de consultoria.

Esse é um tipo de negócio não escalável, porque você terá que ver com quantos clientes você consegue lidar e dar a sua atenção, mas pode ser uma solução ideal para quem gosta de ajudar as pessoas a encontrarem a resposta às suas dúvidas ou questionamentos.

  • #3 Freelancer

freelancer

Um Profissional Freelancer vende seus serviços para pessoas e empresas, usando de sua habilidade sobre um determinado assunto.

De início esse profissional precisa cria seu portfólio de apresentação de seus trabalhos realizados e manter seu currículo atualizado. E, mais uma vez, como falei no início, criar um blog para divulgar seus trabalhos é uma forma ideal de estabelecer a sua autoridade no mercado.

A criação do blog em si para divulgar seus trabalhos não é nenhum sinal de sucesso em sua carreira, porque o que vai lhe trazer o sucesso é a paixão que você tem pelo que faz; o blog vai servir como uma ferramenta para marcar a sua presença online e ser reconhecido.

Veja algumas sugestões para quem deseja seguir a carreira de profissional freelancer:

– Redator Web (escrever artigos para blogs, portais de notícias, revistas online, …)
– Tradutor
– Fotógrafo
– Web Designer
– Agente de viagens
– Designer Gráfico
– Designer de Interiores
– Locutor de Vídeos
– Gestor de mídias sociais
– Vendedor
– Viode Maker
– Contabilista

Da mesma forma como criar um blog e conseguir uma audiência engajada não surge da noite para o dia, a carreira de freenlancer também não. Você precisa investir seu tempo, estudo e mesmo dinheiro para a divulgação de seu trabalho e conquistar seus primeiros clientes.

Veja alguns sites onde você pode encontrar Vagas de freelancer

99freelas | freelancer.pt | trabalho livre | prolancer existem outras centenas de sites oferecendo serviços para freelancers, basta fazer uma pesquisa no Google.

E deseja acompanhar um blog especializado sobre o assunto, recomendo a Escola Freelancer

  • #4 E-commerce

e-commerce

O E-commerce é a maneira mais tradicional de se trabalhar na internet com uma loja virtual, onde você pode complementar sua estratégia de uma loja física ou vender seus produtos exclusivamente pela Internet.

Existem diversas plataformas de criação de lojas virtuais como o Magento, Prestashop, OpenCart, VirtueMart, Zen Cart, WooCommerce, entre outros, ou o próprio WordPress. Você pode vender, também, através de sites de vendas coletivas como o Mercado Livre, Elo 7, Magazine Luiza ou o Hotmart para infprodutos.

A recomendação é não tentar concorrer com grandes varejistas já estabelecidos no mercado, mas investir em um nicho.

Como um exemplo específico para Cabo Verde, você pode criar uma loja virtual para vender eletrônicos, artesanato, roupas de grife, móveis, carros usados, bijuterias, etc. Já existem sistemas de integração para pagamentos, que facilita a compra e você define quais estratégias de logística melhor vai atender o seu cliente, levando em consideração a dispersão das ilhas.

O e-commerce terá um alcance maior na contrução de sua autoridade e marketing de conteúdo através de seu blog.

  • #5 Google Adsense

Google-Adsense

Um dos sistemas bilionários de monetização é o Google Adsense, da gigante Google. O Google Adsense permite que o dono de um site disponibiliza códigos de anúncios com links patrocinados em seu site. O valor pago é calculado pelo número de cliques que os visitantes do blog dão nos anúncios.

Para participar do Google Adsense, é preciso fazer o cadastro no site e então adicionar os blocos de anúncio em seu site. O valor recebido por cada clique pode variar de centavos até alguns dólares. Sobre o Google Adsense, já falei aqui no blog e você pode ler o artigo Google Adsense para blogueiros Cabo-verdianos. Se você reside em algum país onde o Google Adsense trabalha, você pode acessar o Google Adsense e fazer o seu cadastro.

  • #6 Crie um vlog no Youtube

ganhar dinheiro no Youtube com vídeos

ganhar dinheiro no Youtube com vídeos

É uma maneira um pouco mais versátil do que um blog: da mesma maneira, você pode falar sobre o assunto que quiser, as diferenças são que o faz em forma de vídeo e os assuntos podem ser mais variados.

Ainda assim, é importante manter um estilo em seus vídeos ou algum fator que faça com que os visitantes continuem voltando para seu canal – e é nessa hora que entra a sua criatividade.

O YouTube também disponibiliza anúncios para os seus usuários que possuam mais de uma média de 30 mil visualizações em seus vídeos, que funcionará de maneira similar ao Google Adsense (a diferença é que neste caso os anúncios são do próprio YouTube).

Se você já tem um blog, é interessante manter um canal de vídeos no YouTube como extensão do mesmo. Além dos anúncios do Adsense, você pode lucrar com os dos vídeos. Também é uma maneira de mostrar maior comprometimento e seriedade com o blog. Alguns canais do site acabam ficando tão conhecidos que os donos passam a fazer publicidade de certas marcas em seus vídeos e passam a ganhar ainda mais credibilidade – além de dinheiro, claro.

  • #7 Venda em sites de compra e venda

OLX

eBay, OLX e MercadoLivre são sites que possuem grande procura de produtos; eles permitem que você venda todos os tipos de produtos, desde imóveis até roupas, e a melhor parte é que não cobram grande parte do seu lucro pelos seus anúncios.

A tática para vender nesses sites é apostar em algum produto que seja difícil de encontrar em qualquer loja e que você possa vender por um preço maior do que é vendido, para, assim, sair no lucro. Ou então, vender algum produto que está à venda em diversas lojas e lugares e vendê-lo por um preço menor e em grandes quantidades.

  • #8 Sistema de Afiliados

lomadee

O programa de afiliados funciona quando o afiliado indica um visitante para o site de um comerciante e, se o visitante realiza a compra, o afiliado recebe uma comissão em sua conta como pagamento pela indicação (que deu certo).

Através de um software instalado no carrinho de compras é feito o rastreamento que calcula a comissão a ser recebida e gera relatórios da compra. Sites como o Lomadee e o UOL oferecem o programa. Você pode escolher parceiros comerciais que tenham a ver com o assunto de seu blog e aumentar ainda mais as chances das compras serem feitas.

Aqui no blog você pode ler o artigo Como ganhar dinheiro com Produtos digitais, onde você indica um produto e recebe comissão por venda; a mesma lógica usada nos Sistemas de Afiliados.

  • #9 Montar Empresa online

empresa online

Muitas empresas reconhecidas começaram como startups, com baixos investimentos e que tiveram rápido crescimento. E muitas delas na internet. As empresas que se iniciam online começam como startups e, se sua ideia for inovadora, a chance de faturar milhões é grande.

Para fazer seu negócio dar certo, você pode usar softwares que gerenciam as vendas, ou até mesmo ter uma equipe para isso, caso seja uma empresa de comércio virtual. Invista sempre em publicidade, principalmente nas redes sociais, e tenha certeza de que seu negócio possui um diferencial que vai atrair potenciais clientes.

A tendência é de que a procura por serviços e produtos se concentre na internet cada vez mais, aumentando as chances de seu negócio dar certo.

  • #10 Compre itens com desconto e venda por um preço maior

comprar produtos com desconto

Geralmente, o preço de produtos a venda na internet é menor – e é isso que motiva muitas pessoas a procurar e comprá-los. Há várias formas de comprar e vender produtos com desconto: sites de leilão, importação de produtos do exterior, etc…

Se você comprou algum produto com desconto, uma boa ideia é revendê-lo por um preço um pouco maior, mas ainda menor do que o geralmente encontrado. Seja vendendo em sua própria loja online ou anunciando nos sites do item anterior, investir nessa ideia em grande quantidade e em longo prazo pode trazer um lucro maior do que você imagina.

E você, já definiu o seu negócio online para monetizar?

// artigo escrito com dicas do blog da InfoMoney