O Google Adsense não trabalha em Cabo Verde, mas ainda assim você pode participar do programa, veja como...

Não é um segredo que o Google é o maior motor de busca do mundo e com ele, o Google Adsense se torna o maior sistema de ganhar dinheiro online com blogs, associado ao Google Adwords onde empresa/pessoas divulgam campanhas publicitárias em seus sites/blogs. Essa relação entre o Google Adsense e o Google Adwords você poder ler neste artigo onde falo sobre a pesquisa web no Google.cv.

Caboverdianos residentes no país não conseguem fazer o registo no Google Adsense e não há muito o que questionar, o Google Adwords não trabalha aqui e já temos a resposta. Para o Google se não há anunciantes (Empresas/Pessoas) no país que anunciam no Google Adwords, o Google Adsense se torna irrelevante para o país.

Meses atrás assisti a um Hangout sobre o Google Adsense para Blogueiros na África, mas Cabo Verde não estava na lista dos países mencionados na apresentação do programa.

No entanto, se você reside em Cabo Verde e tem algum familiar ou amigo de confiança residente no estrangeiro, em países como o Brasil, Portugal, Estados Unidos (existem outros países) e você deseja trabalhar com o Google Adsense em seu site/blog você pode, basta fazer uma parceria com essa pessoa: ela cria a conta no país onde se encontra, no nome dela, e você pode gerenciar a conta em Cabo Verde, já que você pode conectar-se à conta de onde estiver e depois vocês dois combinam como será dividido o lucro de seus ganhos com o Adsense. Essa é uma parceria que pode trazer benefícios aos dois lados; se for algum familiar ele pode nem querer que você divida o lucro, pode querer apenas te ajudar neste sentido.

É a única forma de participar do Programa se você reside em Cabo Verde, fazendo parceria com alguém que esteja em um país onde o Google Adsense trabalha. Se você costuma viajar para algum desses países, você pode criar sua conta quando estiver lá, também, você configura os seus dados bancários e recebe o pagamento no banco do país onde você criou a conta.

Depois de ter acesso à conta, agora é só gerar os códigos de anúncios no programa e inserir no blog, problema resolvido. Os ganhos no programa são pagos via transferência electrónica de fundos e você configura a sua conta do Adsense para receber o valor do depósito em sua conta bancária.

Um exemplo: no Brasil há uma “febre” que é se tornar Youtuber, qualquer um com uma câmera na mão pode gravar vídeos, publicar no canal e ganhar dinheiro com isso; acontece que muitos proprietários desses canais são menores de idade, então, seus responsáveis de educação cria a conta no Adsense em seu nome para poderem aderir ao programa e monetizar o canal.

Essa mesma ideia pode ser trabalhada em nosso caso, alguém em um país onde é possível criar uma conta cria a conta e depois de aprovada você poder gerar os códigos de anúncios e inserir no blogs.

Para fazer parte do Programa você precisa ter uma conta do Google, essa conta é a mesma usada para acessar o Gmail, Youtube, Google+, Google Drive, … todos os serviços do Google. No passo seguinte é solicitado as suas informações pessoais, e é justamente neste passo que o formulário exibido pelo Programa é de acordo com o país onde o Google Adsense trabalha.

Cabo Verde não está na lista dos países onde o Google Adsense trabalha, o que quer dizer que você terá problemas em informar os dados de seu endereço, principalmente, correctamente.

Google-Adsense

Eu apenas aconselho a desistir da possibilidade de tentar fazer o registro se você está em Cabo Verde, porque o sistema reconhece o seu endereço IP e você não vai conseguir fazer o registro corretamente. Como no Brasil, há um documento, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) que também é solicitado no formulário e nós aqui não temos esse documento, mas a questão principal é o endereço; esse endereço é o que o Google vai usar para entrar em contato contigo pelo Correio para envio do PIN de confirmação de sua conta no Adsense.

Eu tenho uma conta no Google Adsense que registei quando estive no Brasil estudando, não teve nenhum problema porque o Google Adsense trabalha no Brasil; em 2010 eu conseguia enviar meus pagamentos para um Banco em Cabo Verde, mas hoje já não consigo, porque por a minha conta ter sido criada no Brasil, e só posso receber os pagamentos numa conta bancária do Brasil.

O Google habilitou o Wester Union para pagamento em alguns países, mas infelizmente Cabo Verde não está nesta lista, mas como o Google não trabalha aqui, então é justificado.

Se você quer participar do programa de afiliados, registre-se no Google Adsense.

Para seguir as publicações do programa, siga a tag Google Adsense. Os próximos artigos trazem dicas sobre o Google Adsense que vai te ajudar na monetização de seu blog com o programa.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o Programa, acesse a Central de ajuda do Adsense. Leia o regulamento do programa, os primeiros passos, gerenciamento de contas, como gerenciar anúncios, pagamentos e muitos assuntos mais relacionados ao Programa.

Você participa do Programa de Afiliados Google Adsense? Deixe seu comentário.