A pesquisa Web no google.cv

Blogueiros não ignoram motores de busca, aliás trabalhar SEO (Search Engine Optimization – Optimização para Motores de Busca) é a nossa grande tarefa para aparecer nos primeiros resultados e gerar tráfego orgânico para o nosso Site/blog, que vai nos gerar $.

O tráfego no blog é que vai fazer a grande diferença em seus ganhos on-line, ou seja, você precisa ter muitas visitas no blog.

O Google é o maior motor de busca online e o grande aliado dos blogueiros quando o assunto é tráfego orgânico. Preocupamos com o tráfego orgânico porque é determinante em nosso posicionamento na Web. Quando melhor posicionado estiver o seu site dentro de seu nicho, mais vantajoso é para você.

Algum tempo atrás o Google fez uma mudança no seu endereço de busca por países. Agora, o motor de busca do Google faz a segmentação de resultados de pesquisa para um país específico. O que isso quer dizer?

É bem simples e o motivo faz sentido, veja:

A Pesquisa Google retorna os sites mais relevantes e úteis para um usuário. Por causa disso, os resultados da pesquisa podem ser diferentes para um usuário da Irlanda e um da França.

Tudo bem, mas o que isso tem a ver nesse contexto de blogs e ganhar dinheiro on-line?

Se a pesquisa é segmentada por países, quer dizer que o resultado da pesquisa será de sites específicos do país de onde se está fazendo a pesquisa; se não houver sites do país com o conteúdo pesquisado, o resultado que o Google exibirá será de sites de outros países.

E, se não há conteúdo específico de sites do país de onde se está pesquisando, dificilmente também você encontraria algum link patrocinado de empresas do país que divulgam no Google Adwords.

Isso nos leva a entender que se um blogueiro Cabo-verdiano deseja trabalhar com o Google Adsense em seu blog, como exemplo, terá a dificuldade com a segmentação de anúncios, porque se não há anunciantes locais, os anúncios exibidos são de empresas de outros países, o que não interessa o nosso público em questão.

Os visitantes do site podem até clicar nos anúncios e o blogueiro ganhar com isso, mas o conteúdo pode não ser relevante para eles.

Veja o exemplo de um site de divulgação de ofertas de emprego em Cabo Verde.

Vou tomar como exemplo o site que criei para divulgar ofertas de emprego no país, o VAGAS CABO VERDE.

Eu trabalho com anúncios do Google Adsense neste site, mas as campanhas exibidas nos anúncios dificilmente (ou nunca) são de alguma empresa de recrutamento ou vagas de emprego em Cabo Verde.

Por ser um site de empregos, os anúncios exibidos são de ofertas de emprego, salvo casos em que o Google exibe anúncios baseados em pesquisas que o usuário tenha feito recentemente naquele endereço IP.

Quando a pessoa acessa o meu site para ver uma oferta de emprego, ela vai ver o banner de anúncios de emprego, mas as ofertas de emprego não são de empresas no país, o que não traria nenhum benefício para ela, apenas para mim caso clicar no anúncio e gerar comissão por cliques.

Entenda como funciona essa relação entre o Google – Anunciantes – Publishers (blogueiros)

Sabemos que um dos maiores programas de afiliados para monetização de blogs é o Google Adsense. Milhares de blogueiros usam a plataforma e os lucros estão na casa dos bilhões.

Acontece que os códigos de anúncios gerados no programa de afiliados Google Adsense são de Campanhas que as empresas divulgam no outro programa do Google, o Google Adwords.

E, isso funciona da seguinte forma: uma empresa que deseja aparecer nos primeiros resultados do Google sobre um determinado assunto, exemplo carros, entra no Google Adwords e cria campanhas para seu negócio de carros.

Essa empresa paga ao Google um valor para que quando uma pessoa fizer uma pesquisa no Google sobre carros, o site dessa empresa apareça nos primeiros resultados.

E, um blogueiro que queira ganhar dinheiro com o Google Adsense entra nesse contrato entre a Empresa de carros e o Google Adwords da seguinte forma: o Google, através do programa de afiliados Google Adsense divide o valor pago por aquela empresa com um blogueiro que tenha um blog sobre carros; então, o blogueiro cadastra no Google Adsense, gera códigos de anúncios e coloca em seu site e todas as vezes que um usuário do site fizer um clique naquele anúncio o blogueiro ganha uma parte daquele valor que a empresa pagou ao Google para divulgar seu negócio de carros, certo?

O que eu quis dizer, dentro desse contexto de pesquisa Google no google.cv é que o Google não trabalha com o Google Adwords em Cabo Verde, não há anunciantes no país.

O Google Adsense já trabalha em Cabo Verde

Essa é uma boa notícia e você pode se afiliar ao Google Adsense e divulgar anúncios em seu blog.

Recentemente o Google removeu a restrição da cadastros para o Programa em Cabo Verde. No blog VAGAS CABO VERDE, trabalho com o Google Adsense e a Conta foi criada com os dados de Cabo Verde.

Os anúncios que serão exibidos em seu site/blog vai depender de muita coisa. De qualquer forma, o Google sabe qual anúncio seria relevante exibir em determinado momento, de acordo com o país.

Em se falando em conteúdos na Web, onde Cabo Verde se encontra?

Falando em conteúdo Web, nós estamos anos-luz de países como o Brasil ou os Estados Unidos. Isso já é um grande empecilho a quem deseja trabalhar na Web em Cabo Verde, porque se queremos nos sair bem trabalhando na Internet e Ganhar Dinheiro com o Google Adsense, temos que tentar encontrar mercados em outros países, ou seja, concorrer com sites e blogs de outros países, já que aqui não há anunciantes e não temos conteúdo online que interessa ao Google.

Mas, a Internet é uma rede mundial, o que quer dizer que o seu site não será visitado apenas por usuários em Cabo Verde, mas do mundo inteiro.

Leia o artigo Google Adsense para blogueiros Cabo-verdianos e veja como pode cadastrar na plataforma cadastrar na plataforma e divulgar anúncios em seu Blog.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário abaixo.

—-
Você gostou deste artigo? Conheça, também:

Sobre o Autor

Kriolu Business
Kriolu Business

Kriolu Business é uma plataforma de Ensino de Marketing Digital, voltada para os Cabo-verdianos. Desenvolvido por Isaías Cardoso.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *