Passo a passo para registrar um domínio .cv

Se você deseja registrar um domínio .cv, criamos um passo a passo para a realização deste processo.

A empresa responsável pelo registro de domínios .cv é a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), através da plataforma dns.cv.

A dns.cv oferece as extensões domínio .cv, .com.cv, .org.cv, .edu.cv, .int.cv e .nome.cv.

Antes de iniciar o processo de consulta de disponibilidade e registro do domínio, você precisa criar uma Conta no site dns.cv. Este passo é obrigatório, até porque para a contratação, gerenciamento do domínio, pagamento e todo o processo você precisa estar logado na plataforma.

Para criar uma Conta, acesse Registro de Novo Utilizador

A primeira informação que você precisa fornecer é se você é uma Pessoa Singular/Física ou Coletiva/Jurídica. Em outras palavras, o domínio é pessoal ou para uma firma/empresa? Selecione o tipo de pessoa correspondente.

Dependendo da opção escolhida, o formulário exibido difere. De entre as informações solicitadas no formulário, estão seu nome ou da empresa, morada, código postal, e-mail e NIF. Para consultar o código postal de sua região, acesse este link. Tenha todas as informações antes de começar o processo de cadastro.

Feito isso, vamos prosseguir com o registro do domínio.

Primeiro, acesse o site dns.cv e faça login na plataforma. Feito isso, a página abaixo é exibida. No canto esquerdo é exibido seu Nome e seu ID.

Conforme destacado, há um campo de pesquisa do nome de domínio. Escreva o nome de domínio desejado e faça clique em “Pesquisar“, conforme botão azul destacado.

Vou tomar como exemplo o nome de domínio “morabeza“, e ver sua disponibilidade e extensões disponíveis para registro.

*o site é muito lento, infelizmente, tenha paciência ao carregar as páginas…

A pesquisa pelo domínio morabeza retornou o seguinte resultado:

O domínio morabeza.cv não está disponível, marcado como Ocupado, enquanto que as restantes extensões estão disponíveis, marcadas como Livre.

Vou tomar, para exemplo, a extensão .com.cv, conforme destacada na imagem.

Ao clicar em registrar morabeza.com.cv a seguinte tela é exibida, pedindo algumas informações. Leia essas informações, mas não será preciso fornecer as mesmas. Apenas selecione a caixa destacada a vermelho, confirmando que vai continuar o registro sem fornecer informações técnicas.

Faça clique em Continuar…

Na tela seguinte é solicitado informações de Contato do Titular, Entidade Gestora, Responsável Administrativo e Responsável Técnico. Há uma informação na mesma tela, dizendo que caso já possui um Nic-Handle (ID) junto do dns.cv você deve assumir esses campos. Para isso, basta clicar encima de seu Nic-Handle em frente de “Assumir“, em cada um dos formulários.

Isso quer dizer que você vai ser o contato principal para cada uma das titularidades solicitadas, mencionadas acima:

Feito isso, faça clique em Continuar…

Na próxima tela você precisa confirmar o Período de Vigência. Ou seja, para quantos anos pretende registrar o domínio, 1, 3 ou 5 anos?

Escolha o período, confirme o prazo escolhido e faça clique em Continuar…

Na próxima tela você precisa apenas Confirmar o Pedido. A página vai listar seus dados preenchidos nas etapas anteriores e você precisa conferir as informações e Confirmar.

Feito isso, faça clique em Continuar…

A tela seguinte exibe a Declaração de Responsabilização e você precisa aceitar as Condições Contratuais. Selecione a caixa de diálogo e faça clique em Continuar

Feito isso a seguinte tela é exibida, confirmando seu pedido:

A ARME vai analisar seu Pedido. Para saber se já foi liberado, volte, posteriormente no site dns.cv, faça login e no menu lateral esquerdo faça clique em Processos a Pagamento e você verá o domínio solicitado para registro e as informações de pagamento, que podem ser …

Sobre o Autor

Kriolu Business
Kriolu Business

Kriolu Business é uma plataforma de Ensino de Marketing Digital, voltada para os Cabo-verdianos. Desenvolvido por Isaías Cardoso.

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *